No momento, você está visualizando Vendas de automóveis e comerciais leves fecham o trimestre com um crescimento de 7,12%

Vendas de automóveis e comerciais leves fecham o trimestre com um crescimento de 7,12%

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

O setor de automóveis e comerciais leves encerrou o mês de março com 184.045 unidades, esse volume representou um crescimento de 4,58% ante o ano anterior e um avanço de 5,88% quando comparado com o mês de fevereiro.

A média diária foi de 9.687 unidades, ficando 10,09% acima do realizado no mesmo período de 2024 e 11,45% acima do realizado no mês anterior.

No acumulado foram vendidos 517.717 unidades, volume 7,12% acima do realizado em 2024, quando comparamos com o período pré pandemia (ano 2019) as vendas anotam uma queda de 10,74%

As vendas no varejo em março foram de 88.283 unidades, anotando uma queda de 3,44% em relação ao mês anterior, com uma participação de 47,97%, a menor registrada no ano.

A modalidade de vendas diretas turbinadas pelas compras das locadoras vendeu em março 95.762 unidades, anotando um crescimento de 16,22% ante o mês anterior, a participação foi de 52,03%.

Alguns concessionários relataram quedas nos fluxos de loja na segunda quinzena, outros informaram indisponibilidade de muitos modelos.

A queda no varejo em março é parcialmente justificada pelo feriado de Carnaval, mas outras variáveis como aumento nos juros, redução de fluxo, estoque desajustados, também foram pontos considerados.

No acumulado do ano o varejo cresceu apenas 2,14%, com vendas totais de 274.805 unidades e uma participação de 53,08%, já o atacado turbinado pelas locadoras, encerrou o trimestre com um crescimento de 13,38%, com vendas totais de 242.912 unidades e uma participação de 46,92%.

Segundo dados da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), no ano de 2024 a vendas para o setor de locação foi de 649.399 unidades, com uma participação de 26,14% em relação ao total vendido.

Os dados parciais do segmento de eletrificados são de vendas em março de 17.966 unidades, volume 10,49% acima do realizado em fevereiro e o segundo melhor resultado da série histórica.

No acumulado o segmento já vendeu 50.723 unidades, registrando um crescimento de 40,60% ante o ano anterior.

Mas afinal qual é o segredo para o crescimento acima do mercado dos veículos eletrificados, a resposta é bem objetiva, parte dos consumidores migrou para as marcas entrantes, preços atrativos, opcionais que antes só estavam disponíveis em veículos Premium, condições comerciais agressivas e o rápido crescimento da rede são algumas das justificativas. Obviamente a chegada dos eletrificadas leves da Fiat acabam turbinando o resultado, mas mesmo excluindo para efeito de comparação o mercado avança 20%.

A tecnologia Plug-in liderou as vendas no trimestre com um volume de 19.109 unidades, crescendo 85% ante o ano anterior.

Os modelos 100% elétricos foram a segunda opção com vendas totais de 12.972 unidades, essa tecnologia apresentou queda de 8% em relação ao ano de 2024.

A tecnologia híbrida leve (MHEV) turbinada pela Fiat anota um crescimento de 198% com vendas totais de 11.253 unidades.

Os híbridos puros (HEV) registram queda de 6%, com vendas totais de 7.389 unidades.

Outras análises dos eletrificados será publicado na sequência em outro artigo.

RANKING DE MARCAS – MENSAL E ACUMULADO

O trimestre encerra com muitas marcas apresentando bons resultados, mas o sol não brilhou para todas, o alerta ⚠ acendeu para muitas montadoras, a chegada de novas redes diante de um mercado com crescimento moderado, diminuí a fatia do mercado, trazendo novos desafios.

A Fiat encerrou o mês de março com vendas de 38.879 unidades, volume 4% acima do mês anterior, no acumulado do ano a marca já vendeu 110.591 veículos, registrando um crescimento de 9% ante o ano de 2024, quando comparamos com o período pré pandemia a marca avança 40,31%. Sua carteira de vendas de março foi concentrada 69% no atacado e 31% no varejo.

A VW faz a lição de casa e fecha o trimestre na vice liderança, suas vendas em março foram de 30.274 unidades, crescendo 10,39% ante o mês de fevereiro. No acumulado a marca já vendeu 78.824 unidades e registra um crescimento de 2,60%, na comparação com o ciclo pré pandemia suas vendas recuam 4,21%. Sua carteira de vendas de março foi concentrada 58% no atacado e 42% no varejo.

A GM fecha o trio com vendas em março de 20.163 unidades, volume 26% acima do realizado em fevereiro, no acumulado a marca já vendeu 55.808 veículos, registrando uma queda de 1,92% ante o ano anterior, na comparação com o ciclo pré pandemia a marca recua 47,55%. Sua carteira de vendas de março foi concentrada 54% no atacado e 46% no varejo.

Quando analisamos a participação de mercado, entre as 10 marcas mais vendidas 6 registram perda de participação, a Hyundai perdeu no trimestre 1,04% de mercado o que equivale a uma queda de 13,46%, enquanto isso a BYD ganhou 1,10% de mercado o que equivale a um crescimento de 31,41%.

No comparativo é possível verificar que temos muitas marcas que ficaram na UTI do trimestre com quedas acumuladas acima de 20%.

No segmento Premium a BMW segue líder com vendas totais de 3.487 unidades, Volvo está na segunda posição com vendas de 2.097 unidades e a Mercedes-Benz fecha o trio com 1.791 entregas o que representa um crescimento de 41,81%.

RANKING DE MODELOS.

A Fiat/Strada liderou as vendas no trimestre com um volume de 26.580 unidades, registrando um crescimento de 10,23% ante o ano anterior.

Na segunda posição do mês temos o Fiat/Argo com 8.247 unidades, no acumulado o modelo já vendeu 19.724 veículos e está na terceira posição, suas vendas registram um crescimento de 9,26% ante o ano anterior.

Na terceira posição de março está o VW/Polo com 8.120 entregas, no acumulado ele é vice líder com 21.881 vendas, o modelo registrou uma queda no trimestre de 19,74%.

O SUV mais vendido no trimestre foi o VW/T Cross com 18.379 unidades, anotando um crescimento de 42,94% ante o ano anterior.

O modelo de entrada mais vendido foi o Fiat/Mobi com 14.255 entregas, o veículo mais barato da Fiat anota uma queda de 2,80% em relação ao ano de 2024.

A Pick-up média mais vendida foi a Toyota/Hilux com 10.216 vendas, ficando estável em relação ao ano anterior, na segunda posição ficou a Ford/Ranger com 7.363 vendas, registrando um crescimento de 46% e fecha o trio a GM/S10 com 5.704 vendas.

No geral o trimestre fechou dentro das expectativas e projeções do setor, obviamente fica a expectativa que as vendas no varejo voltem a registrar crescimento.

Deixe um comentário