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Fechamento da 1.ª quinzena de autos e leves registra crescimento, mas aumento das taxas de juros reduz o ritmo de novos negócios

Por: Marcelo Cavalcante de Lima

O setor de automóveis e comerciais leves já sente os efeitos do aumento das taxas de juros nos financiamentos de veículos, reduzindo o ritmo de negócios em muitas concessionárias.

A primeira quinzena de maio fechou com 94.430 unidades, esse volume representa um crescimento de 2,76% em relação ao mês de abril, quando comparamos com o mesmo período de 2024 as vendas avançam 15,81%.

No acumulado do ano já foram vendidos 809.188 veículos, volume 4,69% acima do realizado no ano de 2024, na comparação com o ciclo pré-pandemia o setor recua 10%.

As vendas diretas fecharam a quinzena com uma participação de 52,45% com um volume de quase 50 mil veículos, enquanto o varejo vendeu 44.900 unidades, com uma participação de 47,55%, as locadoras seguem sendo fundamentais para o desempenho do setor.

A chegada das novas entrantes em um mercado ainda em processo de recuperação diminui a fatia do mercado, em 2024 o número de concessionárias registrou um crescimento de 6% em relação ao ciclo 2020/2021.

Segundo o Sr. Marco Antônio R. Mota , Diretor do Grupo Motauto que representa as marcas Nissan e Fiat (Ubá MG), o volume de vendas projetadas para a 1.ª quinzena registrou recuo acima de dois dígitos. Destacamos que o impacto na queda das vendas do varejo é muito maior fora das capitais, onde se concentram a maior parte das matrizes das locadoras e grandes frotistas.

O Sr. Marcos M Marques, Gerente Nacional de Vendas da HPE Automotores do Brasil, fabricante dos veículos Mitsubishi, já relata crescimento no fluxo de novos negócios com o lançamento da nova Pick-up Mitsubishi Triton.

O Sr. André Scinocca Operador no Grupo DAHRUJ das marcas Nissan e BYD, relata queda nas vendas da Nissan na 1.ª quinzena em relação ao projetado, já a BYD está mantendo um bom fluxo de negócios ancorados por uma ação comercial favorável aos novos compradores. Ele destaca que o fluxo de loja não diminuiu nas concessionárias em que ele é responsável, porém o percentual de fechamento caiu, conforme ele pontua o cliente não está comprando de primeira.

O Sr. Davidson de Morais, Diretor da Plataforma Auto Avaliar, reporta que em conversas com os concessionários encontra diversos cenários, os mais citados são queda no fluxo, reprovação de crédito, tempo mais alongado para a tomada de decisão.

O Sr. Leonardo Petersen, especialista em Gestão de Concessionárias, relata queda de fluxo, dificuldade de aprovação de crédito, crescimento do estoque de seminovos e demora para a tomada de decisão.

Os relatos acima demonstram que o ano será de muito trabalho para as concessionárias e fabricantes, exigindo uma maior eficiência de gestão para a tomada de decisão, a grande dificuldade é que a oferta de novos produtos aumentou, o número de concessionárias cresceu e o mercado tem uma expectativa moderada de crescimento.

RANKING DE MARCAS

O demonstrativo das vendas da 1.ª quinzena demonstra a dificuldade enfrentada pelos concessionários, entre as 20 marcas mais vendidas, doze registram queda em relação ao mês anterior.

O mês é longo e a tendência é de recuperação, com certeza absoluta vamos superar em mais de 10% as vendas realizadas em maio de 2024, quando foram vendidos 183.214 veículos, destacando que no ano anterior o feriado de Corpus Christi foi no final do mês, comprometendo o fechamento.

Enquanto algumas marcas registram quedas acima de 15% outras como a Fiat, Hyundai, Jeep e GWM tem um excelente desempenho na primeira quinzena.

A liderança permanece com a Fiat, a marca anota um crescimento no mês de 13,65%, com vendas de 20.185 unidades, no acumulado do ano já foram vendidos 173.679 veículos, avançando 7,56% ante o ano anterior. Sua carteira de vendas de maio está concentra 64,78% nas vendas diretas. Destacando que a marca encerrou o 1.º quadrimestre liderando o varejo e o atacado.

A segunda posição é da VW com 15.387 unidades, registrando um crescimento de 4,61%, no acumulado a marca já abre uma vantagem de mais de 40 mil veículos para a GM.

A Hyundai é destaque é assume a terceira posição no fechamento da 1.ª quinzena, com vendas mensais de 10.749 unidades, sua carteira de vendas de maio está concentrada 66% nas vendas diretas.

A GM segue com dificuldades, seus principais modelos de vendas anotam queda com a perspectiva de novos lançamentos. A marca lançou uma garantia adicional para os modelos que tem a correia dentada interna, com certeza terá efeitos positivos, mas pode ser abaixo do esperado. Na quinzena ela caiu para a quarta posição e no acumulado segue em terceiro, com registro de queda de 11,67%.

A Renault se destaca na quinzena pela grande participação das vendas diretas, 74,40% das vendas de maio foram realizadas através de faturamento direto de fábrica.

A Nissan anota uma queda de 16% em relação ao mês anterior, caindo para a 11.ª posição, no acumulado do ano a marca recua 9,27%. O lançamento do Novo Nissan Kicks foi ofuscado pelo excesso de notícias negativas da marca, com anúncio de demissões mundiais e redução de capacidade produtiva.

A BYD encerra a quinzena com queda de 17,31%, a tendência é a marca intensificar ainda mais a divulgação e as promoções, se é que é possível, visto que é quase impossível navegar sem ver uma propaganda da marca, novos navios estão chegando e vem com novas novidades.

RANKING DE MODELOS

Temos novidades no ranking da 1.ª quinzena com a liderança do Hyundai HB20 com 5.631 unidades vendidas, destaque que 79% dos emplacamentos foram realizados através da modalidade de vendas diretas. No acumulado ele está na quinta posição com 26.915 entregas.

Na segunda posição está a Fiat/Strada com 5.315 unidades e fecha o trio o VW Polo com 5.244 entregas.

O SUV mais vendido na quinzena é o VW/T Cross, que também lidera as vendas do sub segmento.

O GM Onix cai para a 7.ª posição enquanto o Toyota/Corolla Cross está em 8.ª, ficando mais uma vez entre os 10 mais vendidos.

Os modelos de entrada Fiat/Mobi e Renault/Kwid tem mais de 94% das vendas da quinzena concentrados no atacado.

O mês é longo e o ranking ainda vai sofrer diversas alterações, desejo a todos um ótimo final de semana.

Agradeço a colaboração nesse artigo do Sr. Marco Antônio R. Mota Diretor do Grupo Motauto, Sr. André Scinocca Operador no Grupo DAHRUJ, Sr. Marcos M Marques, Gerente Nacional de Vendas da HPE Automotores do Brasil, Sr. Davidson de Morais, Diretor da Plataforma Auto Avaliar e do Sr. Leonardo Petersen, especialista em Gestão de Concessionárias.

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