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#WEGAExplica: Qual a diferença entre o filtro sedimentador FCD-30123-1 e FCD-30125-1 da WEGA Motors?

Apesar de serem parecidos, há uma característica crucial que diferencia em suas aplicações 

O setor das peças de reposição pode apresentar produtos semelhantes ou com pouca alteração em sua estrutura. Com isso, é comum a confusão em relação a produtos que possuem a mesma finalidade. Pensando nisso, a WEGA Motors decidiu apresentar as diferenças entre dois tipos de filtro sedimentador, FCD-30123-1 e FCD-30125-1, que podem gerar dúvidas. Vem com a gente! 

Mas, antes: o que são filtros sedimentadores? 

Os filtros sedimentadores são filtros que tem a função de separar partículas de água do combustível antes de chegar ao motor, também removendo impurezas. Quando a água ultrapassa a barreira, pode comprometer a combustão, corroer componentes metálicos, entre outros problemas que prejudicam o funcionamento do veículo. 

Existem, porém, diferenças nas funções dos filtros sedimentadores. Por exemplo, nos motores a Diesel, a filtragem do combustível precisa ser feita de forma mais assídua e crítica. Isso porque, o Diesel é capaz de absorver a umidade do ar e, com isso, pode ocorrer o acúmulo de água no motor, prejudicando o funcionamento. 

Afinal, existem diferenças entre o filtro sedimentador FCD-30123-1 e o FCD-30125-1? 

Em primeiro lugar, é importante entender que, sim, trata-se de filtros separadores de água primários. A diferença entre o filtro sedimentador FCD-30123-1 e o FCD-30125-1 está em sua estrutura, o que influencia na aplicação correta do produto. Com isso, o sistema de combustível operará de forma eficiente, garantindo a longevidade do motor e a retenção de impurezas. 

Confira as principais diferenças a seguir: 

Filtro sedimentador FCD-30123/1 

Em linhas gerais, a principal diferença do FCD-30123/1 é que se trata de um filtro separador de água primário que possui uma válvula interna e um pino central interno. Esse pino tem a responsabilidade de ativar uma esfera presente na base de alojamento, a qual atua como uma trava de passagem de combustível, garantindo que o diesel só flua para o motor quando o filtro estiver devidamente instalado e posicionado corretamente, funcionando somente com a filtragem adequada, evitando contaminação do sistema. 

Filtro sedimentador FCD-30125/1 

No caso do FCD-30125/1, a diferença está no fato de ser um filtro separador de água primário que não possui válvula interna. Além disso, diferentemente do FCD-30123/1, esse filtro sedimentador é indicado, e deve ser utilizado, em veículos que não possuem a esfera na base de alojamento, o que permite a passagem do combustível sem a necessidade de ativação de um mecanismo interno. 

Vale observar, aliás, que o FCD-30123/1 não pode ser aplicado em um veículo sem a esfera de ativação, pois dessa forma o combustível não irá circular. Como resultado, o motor não irá funcionar. No mesmo sentido, a aplicação do FCD-30125/1 em um veículo com a esfera de ativação pode resultar na permissão de circulação de combustível sem filtragem eficiente. 

Se liga na #DicaWEGA! 

Com tantas peças e dispositivos no setor de reposição, confundir nomes e funções é bastante comum. Neste post, buscamos explicar qual a principal diferença entre o filtro sedimentador FCD-30123-1 e o FCD-30125-1, os quais podem comprometer o funcionamento do veículo caso sejam aplicados de forma errada. 

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