Por Marcelo Cavalcante
O setor de automóveis e comerciais leves encerrou o mês de maio com 214.383 unidades vendidas, registrando um crescimento de 8,78% em relação ao mês anterior e um avanço de 17% quando comparado com o mesmo período de 2024.
É importante ressalvar que o crescimento de dois dígitos em comparação com o ano de 2024 é parcialmente justificado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, quando as vendas recuaram 67% somente no Estado, mesmo assim o resultado surpreende positivamente.
A média diária cresceu 3,60% em comparação com abril, foram 10.209 veículos dia, a maior já registrada em 2025.
No acumulado do ano foram vendidos 929.144 unidades, volume 6,24% acima do realizado no ano de 2024, na comparação com o ciclo pré-pandemia às vendas recuam 10,27%.
A modalidade de vendas diretas registrou em maio uma participação de 52,60%, a maior do ano, fechando três meses consecutivos a frente do varejo, na comparação com o mês de abril as vendas faturadas pelas montadoras anotaram um crescimento de 12,63%, se compararmos com o mesmo período do ano anterior o crescimento foi de 36,43%.
O varejo teve uma 2.ª quinzena de recuperação, mesmo assim encerrou o mês com a menor participação do ano 47,40%, com vendas de 101.618 veículos, registrando um crescimento de 4,79% ante o mês anterior.
No acumulado do ano a modalidade de vendas no varejo registra uma queda de 0,37% em relação ao ano anterior com vendas totais de 474.793 unidades e uma participação de 51,10%, se compararmos às vendas do varejo com o ciclo pré-pandemia a queda é de 17,40%.
A modalidade de vendas diretas do fabricante, que incluem um grande volume para as locadoras, registram uma venda acumulada de 454.351 unidades, avançando 14,15% ante o ano anterior, na comparação com o ciclo pré-pandemia o recuo é de apenas 1,37%.
Obviamente o crescimento nas vendas diretas que tem grande participação das locadoras é muito bem-vindo e segue sendo fundamental para o setor, mas se o varejo seguir registrando quedas, poderemos ter um cenário complicado pela frente.
O Sr. André Scinocca Operador no Grupo DAHRUJ das marcas Nissan e BYD observou que na segunda quinzena de maio os bancos liberaram mais créditos, o que propiciou atingir os resultados, os volumes de aprovações aumentaram mesmo diante das notícias de aumento da inadimplência. Ele também observou as excelentes condições comercias oferecidas pela BYD no mês de maio, propiciando a marca ultrapassar a barreira de 9.000 unidades. Ele destacou também que outras marcas como Jeep e Honda tiveram boas condições comerciais em maio. No Grupo Dahruj os veículos usados apresentaram um excelente desempenho no mês, mantendo a Fipe com vetor para cima.
O Sr. Davidson de Morais, Diretor da Plataforma Auto Avaliar, reporta que a segunda quinzena foi mais ativa nas concessionárias, em especial nos dias 17 e 24 de maio com fluxos de loja maiores. A plataforma Auto Avaliar registrou 275.801 avaliações de veículos de troca, ficando 8,5% acima do mês de abril, com uma taxa de captação de 23,80%, o volume de carros captados acompanhou o crescimento em torno de 63.661 unidades, crescimento de 5,2% ante o mês anterior. Ele aponta como ponto de atenção para o mês de junho as Festas Juninas que impactam o Nordeste com 3 feriados.
O Sr. Leonardo Petersen, especialista em Gestão de concessionária, reportou crescimento nas vendas de veículos usados, inclusive com falta de alguns modelos. Em maio de 2025, a Fenauto registrou um aumento de 3,5% nas vendas de carros usados em relação a abril, totalizando 1.539.923 unidades vendidas. Comparativamente a maio de 2024, o crescimento foi de 27,5%, indicando um forte desempenho do mercado de usados. De janeiro a maio, o total chegou a 6.913.361 veículos, representando crescimento de 14,3% sobre o mesmo período de 2024.
As três contribuições acima demonstram que o mês de maio teve uma segunda quinzena com aumento em quase todos os indicadores, o crescimento no volume de avaliações é um dado importante, pois demonstra aumento na intenção de compra, podendo reverter a expectativa de queda no varejo.
As vendas de veículos eletrificados fecharam o mês de maio com recorde mensal, foram vendidos 22.285 unidades, superando dezembro de 2024 (21.747). Na comparação com o mês anterior o segmento registrou um crescimento de 12,33%, se compararmos com o mesmo período de 2024 o setor registrou um crescimento de 64%.
No acumulado do ano já foram vendidos 92.845 unidades, volume 43,10% acima do realizado em 2024, se excluirmos a Fiat o setor cresce 18%.
Não existe dúvidas que a eletrificação cada dia ganha mais espaço, no segundo semestre teremos muitas novidades, que incluem veículos de produção Nacional e importados.
Destaque de maio foram as vendas de veículos 100% elétricos, que registraram um crescimento de 47,80% ante o mês anterior, com 6.948 emplacamentos, no acumulado do ano a tecnologia já vendeu 24.619 veículos e recua 5,27% ante o ano anterior, mais detalhes serão analisados em outro artigo.
ANÁLISE POR MARCAS
Esse ano tem características importantes a serem observadas, os entraves causados pela pandemia principalmente na cadeia de peças e insumos para a produção foram superados, não tivemos nenhum desastre ambiental, como o ocorrido no ano passado no Rio Grande do Sul, tivemos a aprovação do Programa Mover, mais de 100 bilhões foram anunciados como investimentos, em teoria temos condições mais propicias para uma recuperação, salvo se a taxa de juros continuar crescendo, mas já navegamos por mares piores e mesmo assim conseguimos bons resultados.
As marcas que diante desse cenário, registraram quedas nas vendas no mês de maio em relação ao mesmo período de 2024 (mês da enchente) e que apresentam recuos expressivos no acumulado vão ter maiores dificuldades de recuperação.
No geral o quadro foi bem positivo nos primeiros cinco meses do ano, obviamente o varejo precisa reagir para podermos atingir a projeção de crescimento acima de 7%, o aumento do volume das importações segue sendo preocupante para um parque fabril que ainda está em processo de recuperação, principalmente para garantir os novos ciclos de investimentos e toda a cadeia de geração de empregos. Destaco também que a chegada principalmente das entrantes chinesas tem superado as expectativas de forma positiva, produtos de boa qualidade, redes bem estruturadas e promessas de produção local, se tudo acontecer será excelente.
A Fiat liderou as vendas de maio com 46.098 unidades, volume 19% acima do realizado no mesmo período de 2024, suas vendas foram concentradas 67% na modalidade de vendas diretas e 33% no varejo, a marca ficou na liderança nas duas modalidades. No acumulado do ano já foram vendidos 199.588 veículos, anotando um crescimento de 9,49% ante o ano anterior e um avanço de 42% em relação ao ciclo pré-pandemia. Sua participação registra crescimento e fechou o período com 21,48% do mercado.
A VW teve um excelente resultado em maio, com vendas de 37.202 unidades, registrando um crescimento de 35% em comparação com o ano de 2024 e 15% a mais que o mês anterior. Sua carteira de vendas foi concentrada 65% na modalidade de vendas diretas e 35% no varejo, ela está também na segunda posição nas duas formas de venda. No acumulado a marca já vendeu 148.327 veículos, registrando um crescimento de 7,64% ante o ano anterior, sua participação de mercado registra crescimento e fechou esse período em 15,96%.
A GM teve mais um mês desafiador, ficando com a terceira posição, suas vendas em maio foram de 11.896 unidades, volume 16% abaixo do realizado em 2024, lembrando que naquele mês a marca foi a mais impactada pela enchente no Rio Grande do Sul. No acumulado do ano já foram vendidos 97.927 veículos, registrando uma queda de 13% ante o ano anterior, na comparação com o ciclo pré-pandemia o recuo é de 47%. Sua participação de mercado registra queda, fechando esse período com 10,54%.
Destaques positivos do mês para o crescimento das marcas Hyundai (14,51%) garantindo a 4.ª posição, Renault (12,01%), Jeep que avançou 13,30%, BYD cresceu 10,82% e no acumulado a marca avança 45% ante o ano anterior e ficou na 4.ª posição do varejo, Honda cresceu 11,59% e no acumulado a marca avança 35,52%, Caoa Chery cresceu 32,50% ante o mês anterior e a GWM que avançou 38%.
A Nissan fechou o mês de maio com seu pior resultado do ano, ficando na 11.ª posição, seu volume ficou 37% abaixo do realizado em 2024, no acumulado a marca recua 14,28% ante o ano anterior. Segundo o Sr. Sr. André Scinocca Operador no Grupo DAHRUJ, essa queda já era esperada pela rede em função expectativa do consumidor pelo lançamento do novo Nissan/Kicks, a tendência é de recuperação no mês de junho, caso a rede receba o estoque adequado.
No segmento Premium a BMW segue líder com vendas acumuladas de 6.328 unidades, seguida pela Volvo com 3.679 e a Mercedes-Benz com 3.372 registros.
ANÁLISE POR MODELOS
O VW/Polo ficou com a liderança no mês de maio com 12.911 unidades, registrando um crescimento de 18,10% ante o mês anterior. No acumulado ele está na 2.ª posição com 45.724 registros e recua 5,10% em comparação com o ano de 2024. Sua carteira de vendas foi concentrada 72,57% na modalidade de vendas diretas e 27,43% no varejo.
A Fiat/Strada ficou com a segunda posição com 11.854 unidades, volume 17,65% acima do realizado em abril. No acumulado ele é líder com 51.228 registros (+4,44%) sua carteira de vendas está concentrada 68,76% em vendas diretas.
Fecha o trio do mês o VW-T Cross com 9.419 vendas, volume 16% acima do realizado em abril. No acumulado ele está na 4.ª posição com 35.903 registros, avançando 40% ante o ano anterior.
Outras análises serão feitas após a divulgação do resultado da Anfavea, os indicadores apresentados tiveram como base o relatório da Fenabrave, sempre destacando que os dados estão sujeitos a pequenas variações, nosso objetivo dos estudos e comparativos é demonstrar tendências.
Agradeço a colaboração nesse artigo do Sr. André Scinocca Operador no Grupo DAHRUJ, Sr. Davidson de Morais, Diretor da Plataforma Auto Avaliar e do Sr. Leonardo Petersen, especialista em Gestão de Concessionárias.