Alguns problemas internos no motor do veículo podem prejudicar a vela
As velas de ignição são componentes essenciais no funcionamento do veículo e, por isso, precisam sempre de atenção. Em geral, um problema no motor, por minúsculo que seja, pode impactar no funcionamento da vela, causando, dentre outros sintomas, encharcamento de óleo. Confira com a WEGA Motors os sinais e como resolver o problema!
Por que a vela fica encharcada de óleo?
Em geral, há alguns indicativos que podem levar a vela a ficar encharcada de óleo. Dentre os mais comuns estão o desgaste nos anéis de segmento, retentores de válvulas comprometidos, cilindros ovalizados e obstrução do sistema de respiro (blow-by). Isso tudo impacta na vela e gera excesso de óleo, comprometendo o sistema.
Entenda quando esses pontos precisam de atenção:
- Desgaste nos anéis de segmento: como são responsáveis por vedar a câmara de combustão e evitar que o óleo lubrificante entre em contato com a mistura ar-combustível, o desgaste pode fazer com que o óleo passe para a câmara, atingindo as velas e prejudicando a ignição;
- Retentores das válvulas comprometidos: os retentores têm a função de impedir que o óleo do cabeçote desça para a câmara de combustão, o que pode resultar no vazamento de óleo para os cilindros em caso de ressecamento;
- Cilindros ovalizados: o desgaste natural do motor pode causar a ovalização dos cilindros, comprometendo a vedação dos anéis de segmento e permitindo a passagem de óleo para a câmara de combustão;
- Obstrução do sistema de respiro (blow-by): quando o sistema de ventilação do cárter está obstruído, a pressão interna do motor pode aumentar, forçando a passagem de óleo para a câmara de combustão e, consequentemente, para as velas de ignição.
O que fazer caso a vela esteja encharcada de óleo?
Antes de tudo, é importante verificar a causa do vazamento, pois o problema pode não ser exatamente causado pelas velas. Assim, a partir de uma inspeção detalhada dos componentes do veículo, será possível entender a raiz do vazamento, que pode ser causada por desgaste dos anéis de segmento ou retentores das válvulas, ou até mesmo o funcionamento do sistema de ventilação do cárter pode estar comprometido.
Caso estes sejam os problemas, o ideal é passar pelo processo de substituição de componentes. Comece, então, pelos anéis de segmento para restaurar a vedação da câmara de combustão e a troca dos retentores das válvulas para impedir a passagem de óleo para os cilindros. E, por fim, faça a limpeza ou desobstrução do sistema de respiro (blow-by) para evitar o acúmulo de pressão interna no motor. Se persistir o encharcamento da vela, a orientação é substituir a própria vela.
Se liga na #DicaWEGA!
Uma vela encharcada de óleo pode assustar, mas não se desespere. Neste momento, é fundamental agir rapidamente, realizando um diagnóstico detalhado, corrigindo os problemas mecânicos e substituindo as velas comprometidas.
E, a melhor forma de garantir um funcionamento eficiente e manter a vida útil do motor é adquirindo componentes WEGA Motors. Se você precisa de velas de ignição de alta performance, acesse o nosso site e conheça a nossa linha completa de produtos.