Você está visualizando atualmente Qual tipo de manutenção você deve recomendar para o seu cliente?

Qual tipo de manutenção você deve recomendar para o seu cliente?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Dicas
  • Comentários do post:0 Comentário

Você sabia que, além da manutenção corretiva e preventiva, também existe a preditiva? Entenda tudo sobre esses diferentes tipos de manutenção e para quais situações eles são indicados.

A manutenção corretiva e preventiva visa maximizar o rendimento, ampliar a produção e estabelecer padrões de flexibilidade, garantindo uma performance segura dos componentes de automóveis e maquinários. Além disso, essas práticas ajudam a reduzir gastos.

Ao introduzir um planejamento de manutenção na rotina das companhias, é possível assegurar a durabilidade dos equipamentos de forma adequada ao uso. Com esses mecanismos, os gastos indevidos são reduzidos e interrupções de funcionamento, que podem ser prejudiciais para a produção, são prevenidas.
Existem pelo menos três tipos distintos de planejamento para manutenção: a preventiva, a corretiva e a preditiva.

É fundamental entender o funcionamento de cada programa para estabelecer a rotina adequada para cada segmento.


Manutenção Corretiva e Preventiva: Conheça as Diferenças e Benefícios

Os tipos mais comuns de revisão são a corretiva e a preventiva. Estas são encontradas na maioria das companhias. Contudo, também existe a preditiva, que ainda levanta uma série de dúvidas quanto à sua definição.

O que difere esses três tipos de manutenção é o objetivo de cada operação. A manutenção preventiva atua para evitar que alguma adversidade aconteça, enquanto a corretiva repara danos já existentes, impedindo que o equipamento se deteriore ainda mais.

A preditiva, por sua vez, é menos falada, mas igualmente importante. Baseada na análise periódica dos componentes, ela antecipa avarias e minimiza a necessidade de revisões corretivas, reduzindo assim os gastos.

Manutenção Preventiva: A Chave para a Longevidade dos Equipamentos

Esse tipo de manutenção tem como objetivo central a prevenção de problemas em equipamentos. Realizadas periodicamente por uma equipe especializada, essas atividades minimizam o surgimento de defeitos em maquinários e automóveis

Os planejamentos de revisão reúnem ações que aumentam a vida útil dos componentes, como manutenção dos itens e sistemas, calibrações, lubrificação e outras técnicas recomendadas pelos fabricantes.

A manutenção preventiva ocorre de maneira agendada, seguindo um cronograma previamente estipulado, mesmo sem falhas aparentes. O maior benefício deste serviço é a minimização do desgaste e possíveis avarias, reduzindo também os custos com substituição de peças.

Manutenção Corretiva: Quando a Reparação é Inevitável

Ao contrário da preventiva, a manutenção corretiva se trata da localização e reparo de defeitos que o maquinário já apresenta. Esta revisão não segue um cronograma e geralmente envolve operações mais extremas, como a reposição de componentes danificados.

A manutenção corretiva tende a gerar despesas altas para as empresas, tanto em máquinas industriais quanto na frota de automóveis, devido à inatividade não planejada.

Entretanto, na maioria das vezes, é possível evitar a manutenção corretiva com a implementação da manutenção preditiva, que monitora constantemente o motor e os sistemas.

Manutenção Preditiva: A Revolução na Gestão de Equipamentos

A manutenção preditiva é similar à preventiva, mas se diferencia pela sistematização das operações. Envolvendo a análise recorrente dos padrões de desempenho dos equipamentos, ela permite a antecipação de avarias.

As ações de manutenção preditiva são realizadas somente se houver necessidade, minimizando paradas bruscas do veículo e evitando gastos desnecessários. Embora a corretiva e a preventiva sejam as mais conhecidas, a preditiva é a que menos gera gastos desnecessários.

Exemplo Prático: Manutenção Veicular

Uma forma simples de entender a manutenção corretiva e preventiva é pensar na revisão veicular. Quando um veículo sai da concessionária, o proprietário deve seguir um planejamento de revisões periódicas, caracterizando a manutenção preventiva. Se o veículo apresentar falhas, é necessária uma manutenção corretiva para tratar o problema específico.

Para antecipar problemas e encontrar suas raízes, o ideal é um planejamento preditivo.

Manutenção Corretiva, Preventiva ou Preditiva: Qual a Melhor Escolha?

Cada tipo de manutenção possui seus benefícios e particularidades. A única manutenção que deve ser evitada é a realizada sem um programa estabelecido. As manutenções preventiva e preditiva são as mais contratadas atualmente, visando evitar paradas do maquinário e problemas recorrentes.

Em resumo, os tipos de manutenção corretiva e preventiva são os mais conhecidos, mas a manutenção preditiva é fundamental para o monitoramento adequado dos equipamentos e automóveis, reduzindo as despesas com revisões.

E aí o que achou? Qual tipo de manutenção você recomendaria ao seu cliente?

O que você está fazendo na sua oficina para estimular seu cliente a fazer manutenções preditivas e preventivas? Deixe se comentário ?

Deixe um comentário