No momento, você está visualizando Do filtro de óleo ao filtro de cabine: saiba qual o impacto dos filtros na segurança do veículo

Do filtro de óleo ao filtro de cabine: saiba qual o impacto dos filtros na segurança do veículo

Quando o assunto é segurança no trânsito, muita gente pensa logo em freios, pneus, suspensão e faróis. É claro que todos esses itens têm papel fundamental na condução segura. Entretanto, existe um grupo de componentes que influencia diretamente no bom funcionamento do veículo e na segurança de quem está ao volante: os filtros. 

Sim, os filtros automotivos (de ar, óleo, combustível e cabine) são responsáveis diretamente pelo desempenho e durabilidade do veículo. Por isso, quando os componentes são negligenciados, eles podem comprometer sistemas inteiros e colocar em risco o funcionamento adequado do veículo. 

Filtro de ar 

O filtro de ar impede que sujeira, poeira e detritos entrem no motor durante a admissão. Quando está limpo, ele garante a entrada adequada de ar para a queima correta de combustível. No entanto, se estiver saturado, o ar entra com dificuldade, e isso desequilibra a mistura ar/combustível, prejudicando a combustão. 

Como resultado da sujeira presente no filtro, há um impacto negativo na segurança. O motor “sufocado” começa a dar respostas mais lentas, dificuldade em retomadas e pode até falhar em momentos cruciais, como ultrapassagens ou subidas íngremes. Em veículos de carga ou pick-ups, isso representa risco ainda maior, especialmente em rodovias. 

Filtro de óleo 

O óleo do motor é o que mantém todas as engrenagens funcionando de forma suave, evitando o atrito excessivo entre as peças. O filtro de óleo, portanto, é quem garante que esse lubrificante esteja sempre limpo, livre de partículas metálicas, fuligem e sujeiras acumuladas no sistema. 

Quando esse filtro não é trocado, ele perde a eficiência, e o óleo começa a circular contaminado, comprometendo a segurança. Com o tempo, isso causa desgaste prematuro do motor, superaquecimento e até travamento. Este último, aliás, pode representar um risco real de acidente se o veículo estiver em movimento. 

Filtro de combustível 

O filtro de combustível impede que impurezas no combustível entrem no sistema de injeção e nos bicos injetores. Quando comprometido, o combustível não chega ao motor com a qualidade adequada, gerando falhas na queima e redução no desempenho. 

Em situações de trânsito pesado, ultrapassagens ou condução em alta velocidade, uma falha de aceleração ou uma resposta errada do motor pode ser perigosa. Além disso, o entupimento do sistema pode causar apagões repentinos, colocando o condutor em risco. 

Filtro de cabine 

Pode parecer que o filtro de cabine não tem relação direta com a segurança do veículo. Mas a verdade é que ele também é essencial. Isso porque, o componente filtra o ar que entra no automóvel por meio do ar-condicionado ou da ventilação, impedindo que poeira, fuligem, poluentes e até micro-organismos contaminem o ambiente. 

Quando está saturado, o ar interno fica pesado, com mau cheiro e, em alguns casos, até visivelmente empoeirado. Isso prejudica a concentração, pode causar alergias, irritações e fadiga. Além disso, um sistema de ventilação ineficiente em dias de chuva ou frio dificulta a limpeza de vidros embaçados, comprometendo a visibilidade e aumentando o risco de acidentes. 

Quando ignorar a troca de filtros vira um problema maior? 

A troca de filtros é um procedimento simples, rápido e acessível. Ainda assim, muitos motoristas postergam essa manutenção básica, seja por economia ou por falta de conhecimento. 

A negligência com os filtros afeta a segurança através de diversos fatores. Dentre os problemas estão o mau funcionamento dos freios (em veículos pesados com sistemas a ar), a diminuição da eficiência do motor, consumo excessivo de combustível, entre outros. 

Cada tipo de veículo tem sua especificação 

Mas, apesar disso, não se pode generalizar quando o assunto são filtros e segurança. Em geral, veículos de passeio exigem atenção regular por rodarem em áreas urbanas com muita poluição. Além disso, veículos utilitários e VUCs enfrentam uso mais intenso, o que reduz o tempo de vida útil dos filtros. 

No caso das motos, são veículos que trabalham com rotações altas e motores expostos, exigindo filtros bem dimensionados e trocados com frequência. Por fim, no caso de veículos pesados, como caminhões e ônibus, os filtros não só protegem o motor como fazem parte de sistemas de freio a ar, onde falhas de segurança podem ser críticas. 

Se liga na #DicaWEGA! 

Se você quer garantir a sua segurança e de seu veículo, a WEGA Motors tem uma linha completa de componentes automotivos. Acesse wegamotors.com e confira nosso portfólio completo de filtros, disponíveis também em kits, velas de ignição e muito mais.  

Acesse agora nosso portfólio e se surpreenda com a variedade de produtos disponíveis. Qualidade agora é WEGA