Única entidade no Brasil formada por mulheres, ela nasce para reforçar o compromisso com a diversidade, a inovação e a valorização do talento feminino
Lançada oficialmente na Automec, durante o evento ‘Elas na Automec’, a AMMA, Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo, é a primeira associação formada por mulheres do setor, com o objetivo de oferecer programas de capacitação, networking estruturado e um banco de talentos para fomentar o ingresso e a ascensão de mais mulheres no setor.
Com propósito e representatividade, ‘estamos aqui e há muito tempo, construindo, entregando e transformando o mercado automotivo. Hoje escolhemos ocupar com clareza o espaço que é nosso. Por preparo, por competência, por propósito, somos mulheres que fazem o mercado se desenvolver. Que lideram, decidem, projetam, criam caminhos e geram resultados’, são as palavras do manifesto da AMMA.
A união
Idealizada por um grupo de mulheres, Carla Nórcia, presidente da AMMA sintetizou como um sonho realizado. “Começamos algo que não é só nosso. A AMMA nasceu de uma confraria de mulheres. Uma comunidade apoiada por Sabrina Carbone (Frasle Mobility), Talita Peres (Rheinmetall Brasil), Vanessa Martins (CH Officer), Camila Bezerra (Auto Esporte e Chassis Force) e Simone Mobensani (Mobensani). Teremos várias atividades de prestação de serviço. A AMMA é uma plataforma de disseminação de conhecimento para as mulheres se desenvolverem no mercado”, afirmou.
Durante o lançamento foram anunciadas Talita Peres, como vice-presidente e Simone Mobensani, como diretora de parcerias e relacionamento corporativo. A mecânica e influenciadora, Daniela Marques, mais conhecida como Niela Mecânica, que tem apenas 18 anos, foi pega de surpresa pois foi convidada para o cargo de diretora de juventude e futuro, representando as mulheres das novas gerações.
“Hoje eu fiquei sabendo que faria parte deste movimento. Muitas vezes
fui interrogada se sofri muito preconceito quando entrei neste setor. O único foi de um professor, quando descobriu que eu abriria mão de um ensino médio mais reforçado para fazer um curso técnico. Ele me chamou de tola. Quando entrei para o setor automotivo já havia mulheres como vocês fazendo a diferença. Mulheres como a minha mãe, a Talita e a Carla trabalhando e colocando cada vez mais mulheres no lugar de representatividade. Eu não precisei passar pelo que vocês passaram”, declarou.
Remotamente no telão, Paula Braga, CEO de Automotive Business e membro da AMMA, fez um convite. “Eu gostaria de estar aí com vocês, mas isso não me tira a honra de fazer parte da associação e convidar vocês também a se engajarem nesta pauta. Entrem nesta jornada com a gente e que a gente continue transformando o setor de forma muito positiva para que as mulheres façam parte cada vez mais desta indústria que é tão importante para a economia do Brasil e para a sociedade. Façam parte desta associação, engajem-se com a gente!”.
A AMMA chega ao mercado para A AMMA chega ao mercado para ser um vetor de transformação, impulsionando o protagonismo feminino em todas as áreas da cadeia automotiva. Com ações práticas, programas de capacitação, projetos de visibilidade e iniciativas de integração, a entidade se propõe a ampliar oportunidades, inspirar novas gerações e fortalecer a presença das mulheres em um setor estratégico para o futuro da mobilidade e da indústria brasileira.
É possível seguir a AMMA no instagram em @amma.oficial_ e conhecer mais da entidade em www.ammaoficial.com.br.