No momento, você está visualizando #WEGAAlerta: Saiba os problemas causados pelo contato de água nos componentes dos veículos e como evitar

#WEGAAlerta: Saiba os problemas causados pelo contato de água nos componentes dos veículos e como evitar

Chuvas fortes recentemente têm ligado um alerta em proprietários e motoristas 

Nos últimos meses, o estado de São Paulo tem sido atingido por fortes chuvas, o que tem causado alagamento na capital. Por causa disso, muitos alertas foram ligados, principalmente por proprietários e motoristas de veículos, que têm visto seus veículos passarem por problemas de funcionamento. A WEGA Motors, então, preparou um artigo descrevendo os impactos e as soluções a respeito da temática. Vem com a gente! 

Principais problemas causados por água no motor 

Primeiramente, é importante entender quais são os principais problemas causados pela entrada e acúmulo de água no motor. A condução em áreas alagadas pode causar não somente esse contato com a água, mas também a contaminação dos filtros de ar e combustível, o comprometimento dos sistemas elétricos e a corrosão de peças metálicas. 

A entrada de água no motor se torna um problema quando o nível da água ultrapassa a entrada do sistema de admissão de ar. É a partir disso que o líquido pode ser sugado para dentro dos cilindros, provocando o calço hidráulico, termo conhecido no setor automotivo pelo problema causado pela entrada de água no pistão. Geralmente, isso ocorre porque, quando a água entra na câmara de combustão e o pistão tenta comprimi-la, pode resultar na quebra de bielas, pistões e até mesmo o bloco do motor. 

Impactos da água nos filtros de ar e combustível 

Na maior parte do tempo, os filtros protegem o motor, impedindo que impurezas e resíduos contaminem o combustível e o ar que entram na combustão. No entanto, a exposição à água pode comprometer a eficiência desses componentes e causar danos graves ao funcionamento do veículo. 

Filtro de ar 

Quando o veículo passa por um local alagado, a água pode atingir o filtro de ar, deformando sua estrutura e impedindo a passagem adequada do ar. Com isso, a potência do motor é reduzida e o consumo de combustível aumenta, podendo causar o calço hidráulico. 

Um possível resultado desse dano é a absorção de umidade pelo filtro de ar, que pode causar perda de eficiência na retenção de impurezas. Com isso, a entrada de partículas contaminantes no motor é impulsionada, comprometendo a combustão, gerando ainda um maior desgaste interno dos componentes. Além disso, um filtro encharcado pode bloquear a passagem de ar necessária para a mistura de combustão e até mesmo ser sugado, afetando diretamente o desempenho do motor. 

Filtro de combustível 

Assim como filtro de ar, o filtro de combustível também pode sofrer em dias chuvosos. Isso porque, em caso de contaminação da gasolina ou do Diesel por água, o filtro pode perder sua capacidade de reter impurezas, permitindo que o combustível impuro chegue até os bicos injetores e comprometa a queima dentro da câmara de combustão. 

Além disso, a presença de água no sistema de alimentação do motor pode causar a formação de depósitos e corrosão nos bicos injetores, prejudicando a pulverização do combustível e resultando em falhas na ignição. Vale observar ainda que motores a Diesel são ainda mais sensíveis a essa contaminação, pois a água misturada ao Diesel pode comprometer a lubrificação da bomba injetora, levando a desgastes prematuros e custos elevados com manutenção corretiva. 

Ainda nesse sentido, o óleo do motor também pode ser comprometido quando há contato com água. Isso acontece a partir do contato de água com o cárter, o qual gera emulsificação do óleo lubrificante e, com isso, reduz sua viscosidade e compromete sua capacidade de proteção das peças internas do motor. Por fim, também pode causar atrito excessivo entre os componentes, aumentando o desgaste e elevando a temperatura do motor. 

Xi… Os componentes elétricos e eletrônicos molharam, e agora? 

Além dos problemas mecânicos, o contato com a água pode comprometer componentes elétricos e eletrônicos do veículo, pois se trata de uma área sensível à umidade. Confira alguns pontos a seguir: 

Bateria e alternador 

A bateria e o alternador são outros componentes que podem ser afetados pelo contato com a água. Responsável por gerar energia para o sistema elétrico e recarregar a bateria, o alternador, por exemplo, pode apresentar falhas ou até mesmo queimar. Já a bateria pode sofrer descargas elétricas e curtos-circuitos. 

Corrosão de componentes metálicos 

Além do que já foi citado, a exposição constante à água e à umidade também pode acelerar o processo de corrosão em diversas partes do veículo, principalmente de componentes do sistema de escapamento. 

Como proteger o veículo em dias de chuva? 

Agora que você conhece os principais riscos das chuvas e alagamentos para o seu carro, confira algumas medidas que podem evitar problemas e preservar o funcionamento dos componentes: 

  • Mantenha uma velocidade constante: se precisar atravessar uma área alagada, avalie o nível da água e prossiga em baixa velocidade, evitando acelerar ou parar bruscamente; 
  • Verifique o estado dos filtros: após dirigir sob chuva intensa, inspecione o filtro de ar e o filtro de combustível para garantir que não houve contaminação; 
  • Realize manutenções periódicas: componentes elétricos, sensores e partes metálicas devem ser inspecionados regularmente para evitar danos por corrosão. 

Se liga na #DicaWEGA! 

A prevenção é a chave para evitar problemas, mas sabemos que nem sempre é possível deixar de dirigir por áreas alagadas ou muitas vezes somos pegos de surpresa. Por isso, a nossa dica é redobrar a atenção nestes momentos. 

Mas, caso seu veículo esteja com algum componente comprometido, recomendamos uma inspeção técnica e, claro, a aquisição dos produtos WEGA Motors para que tudo volte a funcionar com a máxima eficiência. Confira nosso catálogo e surpreenda-se com as opções! 

Deixe um comentário